Moléculas polares e moléculas apolares

Surge, agora, uma pergunta importante: quando uma molécula tem ligações polares, ela será obrigatoriamente polar? Nem sempre, como você poderá ver pelos exemplos seguintes.

A molécula BeH3 tem duas ligações polares, pois o hidrogênio é mais eletronegativo do que o berílio. No entanto, considerando que a molécula é linear, a atração do hidrogênio da esquerda é contrabalançada pela atração do hidrogênio da direita, e como resultado teremos uma molécula não-polar ou apolar. Uma ligação covalente polar pode ser considerada um vetor momento dipolar e nesse caso a resultante final dos dois vetores é nula.

A molécula BCℓ3 tem três ligações polares. No entanto a disposição dos átomos na molácula faz com que os três vetores momento dipolar se anulem e, como resultado, a molécula é apolar.

A molécula da água (H2O) é angular. Conseqüentemente os dois vetores não se anulam, e a molécula é polar; o lado onde estão os hidrogênios é o mai eletropositivo; pelo contrário, o lado do oxigênio é o mais eletronegativo.

A molécula do amoníaco (NH3), tem a forma de uma pirâmide, e acima do nitrogênio existe um par eletrônico livre (elétrons não-ligantes). Aqui também os vetores momento dipolar não se anulam e, como resultado, a molécula é polar — junto dos hidrogênios, a molécula é mais eletroposita; e, junto do par eletrônico livre, ela é mais eletronegativa.

A molécula do tetracloreto de carbono (CCℓ4) tem forma tetraédrica. Existem quatro ligações polares, mas os vetores se anulam e, conseqüentemente, a molécula é apolar. No entanto bastaria trocar, por exemplo, um átomo de cloro por um de hidrogênio, para que a nova molécula (CHCℓ3) fosse polar, isto é, quando os vetores momento dipolar não se anulam a molécula é polar.

Com base nesses exemplos, podemos concluir que a olaridade de uma molécula depende não só da polaridade de suas ligações, mas também da forma geométrica da molécula. Quando os vetores momento dipolar se anulam, ela será apolar. Pelo contrário, quando os vetores momento dipolar não se anulam, a molécula será polar.

As moléculas polares se orientam sob a ação de um campo elétrico externo conforme as figuras:
A medida da polaridade das moléculas é feita pelo chamado momento dipolar, e que depende da diferença de eletronegatividade e da distância entre os átomos da ligação.
É importante ainda comentar que a polaridade das moléculas influi nas propriedades das substâncias. Um exemplo importante é o da miscibilidade (ou solubidade) das substâncias. A água e o álcool comun, que são polares, misturam-se em qualquer proporção. A gasolina e o querosene, que são apolares, também se misturam em qualquer proporção. Já a água (polar) e a gasolina (apolar) não e misturam. Desses conceitos decorre a seguinte regra prática:



Substância polar tende a se dissolver em outra substância polar e substância apolar tende a se dissolver em outra substância apolar. Ou, de forma mais resumida, "semelhante dissolve semelhante".
 

0 comments so far.

Something to say?