Forças de Van der Waals

Category: By web quimica
Logicamente, tudo que acabamos de explicar não se aplica às moléculas apolares, nem aos gases nobres, que são formados por átomos isolados). não havendo atração elétrica entre essas moléculas, elas deveriam permanecer sempre afastadas, o que equivale dizer: no estado gasoso. No entanto muitas substâncias apolares são líquidas, e mesmo quando gasosas elas podem ser liquefeitas e solidificadas em temperaturas muito baixas. Surge, então, a pergunta: qual é a força que mantém unidas as moléculas apolares? São as chamadas forças de Van der Waals, ou forças de dispeção de London, que são cerca de dez vezes mais fracas do que as foças dipolo - dipolo, e resultam do seguinte: mesmo sendo apolar, a molécula contém muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, num dado instante, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado que o outro; essamolécula estará, então, momoentameamente polarizadae, por indução elétrica, irá provocar a polarização de uma molécula vizinha ( dipolo induzido ), resultando uma atração fraca entre ambas. Essa atração é a força de Van der Waals ou força de London, ou ainda dipolo instântaneo - dipolo induzido.


Alguns exemplos:

Certas colas conseguem colar dois objetos em virtude de forças intermoleculares que se formam entre suas moléculas e as moléculas da superficie do objeto.

As lagartixas andam nos tetos e nas paredes em virtude das forças de Van der Waals, que dão a aderência entre suas patas e a superficie poronde caminham.


Moléculas apolares, quando afastadas, praticamente não se atraem
Quando as moléculas estiverem proximas, o dipolo instantâneo de uma molécula induz um dipolo na outra
Surgem atrações entre os dipolos induzidos. As moléculas se unem, constituindo um liquido ou um sólido.
 

0 comments so far.

Something to say?