Pontes de hidrogênio

Category: By web quimica
Um caso extremo de atração dipolo - dipolo ocorrre quando temos o hidrogênio ligado a átomos pequenos a fortemente eletronegativos, especialmente a flúor, o oxigênio e o nitrogênio, e existe fundamentalmente no estado sólido e no líquido.
No esquema abaixo, representamos a estrutura da agua no estado líquido, na qual as pontes de hidrogênio estão indicadas por linhas tracejadas. Por esse motivo, alguns químicos segerem que a água deveria ser representada por ( H²O ) o que indica um agrupamento de N moléculas de
água.


.

Equanto a água liquida tem suas moléculas dispostas tridicionalmente, mas de uma forma mais ou menos desorganizada, o gelo tem as suas moléculas arrumadas numa grade cristalina espacial, organixada e mais espaçada do que a água líquida. Disso resulta o fato de o gelo ser menos denso do que a água líquida.




Outra consequência importante das pontes de hidrogênio esxistentes na água é sua alta tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que essas forças se quilibram; já as moléculas se atraem mais fortemente e criam uma pelicula semelhante a uma película elástica na supefície da água ( isso ocorre com todos os liquidos; estamos apenas dizendo que o fenômeno é particularmenteintenso na água).
A tensão superficial da água explica vários fenômenos.
 

0 comments so far.

Something to say?